• Samuel Cesar

a beleza da fotografia #02 (port)

Updated: Dec 26, 2019


Não acredito que teoria da fotografia seja a parte mais bela desse campo, ainda que a considere uma arte.


É fácil se prender ao que os livros e até profissionais dizem sobre a beleza da arte, da história e dos desdobramentos da fotografia, e quão bonito é o seu encanto e entretenimento, mas há de ser mais.



Existe poder em fotografar, e pessoalmente, aí que encontro a beleza. Como assim? Vou explicar um pouco nesse texto como acho que fotógrafos e fotografias podem ser relevantes através de suas ferramentas.


Não existe (me corrija se estiver errado) uma ferramenta que consiga registrar emoções com precisão tanto quanto fotos. A arte de parar o tempo e o guardar. Recordar.

Textos muitas vezes nos levam a imaginar figuras e cenas que impactam e mudam nossa forma de interpreta-los, mas em uma fotografia não é necessário imaginar. Tá bem ali na sua frente. COMPLETO. Cores, expressões, marcas do tempo, e todos os códigos visuais necessários pra sentir...


Todo esse potencial não se traduz naturalmente em poder. Cabe aos humanos que manejam cameras, sejam profissionais ou não, capturar com precisão. O poder é dar sentido a arquivos aleatórios. É dar vida longa aos momentos. É ousar gravar um ponto específico da história em um quadro. É foto-grafar.


A beleza é poder ver e alimentar os desejos nostálgicos de memórias passadas - é recordar. Isso é o belo. Isso é único. É mágico.



5 views